Cinema e Cultura

A pandemia é agora, documentário da Netflix gravado em 2019 já alertava sobre os cuidados e prevenções contra uma nova gripe

Marcos Pereira
Escrito por Marcos Pereira em 24 de março de 2020
A pandemia é agora, documentário da Netflix gravado em 2019 já alertava sobre os cuidados e prevenções contra uma nova gripe
Junte-se a mais de 1000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Poucos dias depois da China confirmar um novo surto de Coronavírus no país, a série documental PANDEMIA estreou na Netflix.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é pandemia-netflix-1024x563.jpg

“É incrível e perturbador como isso aconteceu, mas é uma coincidência absoluta”, disse o Showrunner de Pandemia, e Jeremiah Crowell, que acredita que o surto do novo vírus reforça como os temas abordados pelo documentário são pertinentes e muito importantes.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é série-pandemia-1-1024x486.jpg

O que o documentário nos mostra?

Com mais de 40 mil mortes e mais de 800 mil casos confirmados em mais 100 de países e territórios, incluindo a China, Japão, Coreia Do Sul, Tailândia, França, Espanha, Portugal, Alemanha, Irã, Israel, Turquia, Canadá e Estados Unidos entre outros, o surto do novo do Coronavírus vem acompanhado por outra epidemia: a desinformação.

Google, Facebook e Twitter estão trabalhando para combater as teorias da conspiração e rumores que se espalham pelas redes sociais sobre o vírus. É nesse contexto é que PANDEMIA ganha importância, por mostrar fatos reais sobre como a epidemia se espalha e o que pode ser feito para combater um surto.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 0_Trailer-for-Netflix-Docuseries-Pandemic.jpg

O documentário viaja pela Índia, Egito, EUA, Congo e outros países, contextualizando epidemias como a Gripe Espanhola, Ebola e a Gripe Aviária, tudo pontuado pelo dia a dia de profissionais que trabalham no combate a surtos como o do Coronavírus.

Lições para aprender

Mesmo que o surto do novo Coronavírus não seja abordado diretamente no documentário, ao assistir seus seis episódios é fácil traçar paralelos com as medidas adotadas em diferentes épocas – e a reação da sociedade – com os métodos adotados na crise atual.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é pandemia-documentario-netflix-0320-1400x800-2-1024x576.jpg

“Parece clichê, mas as chaves para o sucesso [no combate à epidemias] são comunicação, coordenação e colaboração”, diz Syria Madad, diretora do programa de patógenos especiais da NYC Health & Hospitals, uma das personagens acompanhadas pelo documentário. “Esses três itens devem acontecer em escala local, regional e internacional. E se você não consegue executar um deles, coisas ruins vão acontecer”. Ela afirma!Parágrafo

Fonte de pesquisa e compartilhamento: PC World

Dica: Como acabar com medo e a ansiedade em tempos de crise e isolamento na quarentena.

Olá

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *